Funai entrega à Justiça de MT o plano de desocupação da Marãiwatsédé

Território está localizado na região Nordeste de Mato Grosso. Cerca de 7 mil pessoas vão ter que deixar território, segundo Justiça.

Leandro J. Nascimento
Do G1 MT

A Fundação Nacional do Índio entregou nessa segunda-feira (23) à Justiça Federal de Mato Grosso o plano de desintrusão da terra indígena Marãiwatsédé, na região nordeste do estado e localizada entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, respectivamente a 1.064 km, 983 km e 1.159 km da capital Cuiabá. A medida atende a uma determinação da Justiça e a desocupação da área em litígio pelos cerca de 7 mil não-índios pode ocorrer em um prazo de 30 dias. A ação deve ser acompanhada pela Polícia Federal e pela Força Nacional de Segurança.

O território cuja extensão supera 165 mil hectares está no centro de uma discussão envolvendo comunidade indígena e fazendeiros que residem na região. A Justiça determinou a retirada dos produtores da localidade, mas estes recorrem e agora o plano para a desocupaão do local foi entregue. A terra foi reconhecida como área tradicional dos Xavantes. A Fundação afirma a “legalidade do processo de regularização da Terra Indígena, homologada por decreto presidencial e usufruto exclusivo do povo indígena Xavante”. (Clique para ler a matéria na íntegra.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: