Assine a petição: “Presidente Dilma, garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante”

Vinte anos. Isso marca não somente o tempo entre a Eco 92 e a Rio+20. É também o tempo da promessa feita ao povo Xavante para retornar à sua terra tradicional, Marãiwatsédé. Em 1992, a Agip, a empresa de petrólo italiana que até então estava em posse da área, se comprometeu publicamente a devolvê-la aos seus verdadeiros e legítimos donos, retirados à força pelo governo militar brasileiro em 1966.

Vinte anos se passaram e, deste então, os Xavante não conseguiram ainda reocupar totalmente Marãiwatsédé. Assim que a Agip fez a doação, funcionários da empresa, políticos e fazendeiros locais se aproveitaram da situação e invadiram a terra, se recusando a sair. Agora, o Cacique Damião quer aproveitar a oportunidade para, diante de autoridades e de diversos representantes da sociedade civil presentes à Rio+20, voltar para sua aldeia com a segurança de que esta promessa de 20 anos seja cumprida.

Os Xavante tentaram todos os meios legais para resgatar a sua terra, mas infelizmente o sistema judiciário brasileiro é lento e raramente favorece grupos indígenas e pequenos agricultores sobre grandes fazendeiros e pecuaristas. Depois de duas décadas esperando e lutando para sobreviver, o Cacique Damião e o seu povo querem chamar a atenção do governo e da sociedade para finalmente garantir que o plano de desintrusão, já autorizado pela justiça federal, seja finalmente implementado.

De 20 a 22 de junho, governos, jornalistas e organizações de todo o mundo estarão olhando para o Rio de Janeiro e os Xavante preparam um ato emocionante para que o governo finalmente os ouça. Vamos mostrar que os brasileiros os apoiam na sua luta para resgatar a sua terra, assine a petição do Cacique Damião. Vamos mostrar que os brasileiros os apoiam na sua luta para resgatar a sua terra, assine a petição do Cacique Damião.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: